Mensagem Maurícia 2020

Veja a página: Mensagem Maurícia

Mensagem Maurícia 2020

De autoria da Dra Elizabete Cordeiro Diniz, Presidente do Núcleo de Natal da Cruzada dos Militares Espíritas.

Com que elementos se forja um herói, um mártir, um santo? Quais as virtudes que o distinguem? O Capitão Maurício foi comandante da Coorte Auxiliar Tebana, uma unidade conhecida no exército romano, que fora recrutada no Alto Egito, na região de Tebas e era composta inteiramente por cristãos, característica incomum numa época em que o paganismo era ainda muito forte.

Durante uma insurreição nas Gálias, por volta do ano 286, Maximiano, um dos imperadores romanos – eram dois na época – marchou com suas tropas para conter essa revolta sendo a Coorte de Maurício parte de seu exército.

Aproximando-se da região onde iria atuar Maximiano deu ordens para que fossem realizados cultos propiciatórios às armas romanas, prática, então, absolutamente normal entre os povos politeístas. Maurício antevendo tal possibilidade, deixou-se ficar para trás com seus comandados, dispostos, todos, a não participar daquele ritual pagão, mas veio a ordem direta do imperador para que o fizessem, ele e sua tropa.

Ante a firme recusa dos militares tebanos foi toda a Coorte submetida a duas dizimações – prática na qual um em cada dez soldados era decapitado – e em seguida mortos os remanescentes. Maurício, permanecendo junto a seus subordinados, transmitiu-lhes, com seu exemplo, imensa coragem que os sustentou naquela hora de supremo testemunho.

E é precisamente isso que define o herói, o santo. São raros os homens que têm a coragem de não fazer aquilo que todos acham normal porque é imposto pelas crenças convencionais. Possuímos um instinto de rebanho, oriundo do nosso passado espiritual, que nos leva a ceder aos hábitos que são generalizados e tidos como normais.

Todos os santos, os mártires, possuem essa característica de defender seus princípios até ao sacrifício da própria vida. O que os identifica é o destemor, o heroísmo, a persistência no bem. Desta forma, Maurício e seus comandados passam a posteridade como mártires do cristianismo e santos entre os católicos.

São Maurício é um dos santos mais populares da Europa ocidental. Há mais de 650 lugares sagrados que levam o seu nome na França. Maurício foi o grande protetor de várias dinastias na Europa e no Brasil é considerado o padroeiro das escolas militares e da União Católica dos Militares. Exemplo para todos nós, espíritas, que trabalhamos pelo cristianismo redivivo e por esse ideal damos a nossa vida, hoje na forma de trabalho e zelo pela nossa causa.

Salve Capitão Mauricio.

(Para ser divulgada aos frequentadores dos Núcleos no período de 15 a 22 de setembro).

Clique AQUI para baixar a Mensagem Maurícia 2020 em formato PDF.

Veja a página: Mensagem Maurícia

Conheça a Biblioteca virtual do site da CME – Clique aqui