Mensagem Maurícia 003 de 1954

Queridos irmãos, Cruzados de todo o Brasil!

        Estamos em festas, no decorrer desta SEMANA MAURÍCIA de 1954. Esta é a Mensagem jubilosa da Terceira CAPITANIA DA CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS aos companheiros das demais Capitanias espalhadas nas inúmeras e distantes Guarnições do Exército, Marinha e Aeronáutica.

        Vimos falar-vos do nosso comum Ideal! Vimos falar-vos de fé, de esperança e de trabalhos na Vinha do MESTRE.

        CRISTO, o Divino Modelo,  impôs-se gigantesca tarefa moral, e era um só. Doze foram-lhe os Apóstolos. Nós, Cruzados brasileiros, somos legião. Quanto, pois, poderemos realizar em conjunto de forças!

Recordai as jornadas construtivas do CRISTO, frequentemente desajudado e incompreendido pelos próprios discípulos, e lembrai as pregações posteriores da Boa Nova pelos seguidores do MESTRE, sob sacrifícios e perseguições, culminante na morte violenta da maioria.

        Eram poucos, mas puderam contagiar do Ideal  Cristão as populações ignaras e violentas da época, eivadas ainda de barbarismos e mantidas sob a lei multissecular de agressividade recíproca. Relatos e conceitos eram transmitidos quase só por via oral, pois escasso era o papiro e caro o trabalho dos copistas. Por isso, os rolos manuscritos passavam avaramente de mão em mão e, à sua simples leitura, quantos se convertiam para sempre ao CRISTIANISMO! Comparai, irmãos, as dificuldades de há dois milênios, com as facilidades atuais no campo da propagação da Boa Nova! Aproveitemos, pois, os métodos e instrumentos modernos na extensão do CRISTIANISMO renascente.

        Assistem-nos grandes e iniludíveis deveres! Pertencemos as Forças Armadas das mais cultas e democráticas do Mundo. Forças jamais empregada em guerras de agressão e conquista e, muitas vezes, portadoras das bênçãos da Paz! Se alguns, dentre nós, tiveram conformadas desde o berço, facilidades atuais para o acesso social e hierárquico, em compensação muitos são esforçados autodidatas  e atingiram os atuais postos e graduações através penosas limitações e duras renúncias . Contentamo-nos , uns e outros, com a parcimônia do soldo, incapacitados pela premência dos afazeres  profissionais, para os surtos, ás vezes, perigosos, da riqueza e da abastança. A vida econômica do soldado é, portanto, ótimo fundamento da virtude: não corre riscos de perversão aos azares da fortuna fácil.

        O militar brasileiro, é assim, austero e culto, obediente e democrata. Nascido cristão, serve a uma Pátria cristã. São, pois, cristãos os militares brasileiros. Mas qual é ou qual deve,  melhormente, ser esse CRISTIANISMO?  Ele deve apoiar-se em cheio no fundamento eterno do EVANGELHO do CRISTO, legado precioso dos contemporâneos do MESTRE à nossa atual geração. Como todo documento escrito, sofreu o EVANGELHO mutilação e conspurcação ao passar por mãos, ora sacrílegas, ora interesseiras do Homem, – Mas, posta de lado a letra, por vezes mortífera, – o Espírito do EVANGELHO é nobre e vivificante.

        Antes da Reforma, só aos clérigos era lícito lê-los e interpretá-los. A consequência daquela tremenda reação foi um surto admirável de progresso nos países anglo-saxônicos. Seus povos passaram a criticar o conselho sábio e decisivo de PAULO: –  ¨Examinai tudo, escolhei o melhor¨. Multiplicaram-se as edições da BÍBLIA e seu estudo comentado era feito, tanto no recesso doméstico dos longos serões hibernais, quanto nos tempos despidos de imagens e artifícios. A meditação pessoal  e o debate familiar da BÍBLIA cooperaram decisivamente na educação moral e emancipação intelectual dos europeus nortistas.

        Hoje. Na maior parte dos países, e especialmente no Brasil, há a mais ampla liberdade de consciência. Facilitaram-se e multiplicaram-se os meios de perquirição religiosa e sua proliferação, gráfica e radiofônica, coincide agora com a intensidade máxima da TERCEIRA REVELAÇÃO DIVINA, DEUS jamais falta aos seus filhos! O progresso é infinito, por etapas sucessivas. Esgotadas uma destas e esgotados os respectivos meios de indagação religiosa, DEUS permite aos Grandes Enviados levantarem, em justa resposta, mais uma ponta do véu envolvente da Verdade! A alma nasce crente e esforça-se, na via dolorosa do aprendizado progressivo, por retornar ao seio do CRIADOR, de cujas mãos magnânimas saiu, há milhões de milênios. DEUS, num gigantesco sorvo magnético, acelera-lhe a purificadora ascensão, revelando à alma, na mesma medida retribuitiva do mérito adquirido, novas verdades parciais da VERDADE Integral contida em sua mão todo-poderosa.

        O ESPIRITISMO é a TERCEIRA REVELAÇÃO de DEUS à humanidade, posterior a Mosaica e à Crística. O processo nela usado pelos Grandes Enviados foi, e é ainda, o mediunismo em grande escala. KARDEC estudou-o e aproveitou-lhe os frutos na codificação monumental da DOUTRINA ESPÍRITA. Esta penetrou o Mundo, o Brasil e suas Forças Armadas. A terceira Revelação processa-se, no planeta Terra, há cem anos. Esparge-se aqui, agora, ante nossos olhos maravilhados, uma variante sua, colateral, consubstanciando a Revelação Brasileira. Este afluxo de esclarecimento divinos e divinizante é o feixe luminoso das obras de CHICO XAVIER, médium no fundo e enciclopédico, sempre modesto e dócil às inspirações de EMMANUEL.

        Os oficiais, Sargentos, Marinheiros e Pracinhas Brasileiros, não podem ficar indiferentes a tão avassalador surto de religiosidade. Eles e seus familiares, mobilizando inteligência e cultura, podem e desejam perquirir, por si mesmos, a Verdade! Todos precisam bem  e bem situar-se na marcha insopitável para frente e para o Alto!

        Tudo, meus camaradas, envolve e se transforma! Felizes os capazes de transformação e ai dos incapazes! As religiões não podem estacionar, cristalizadas no rígido dogmatismo ou na estéril especulação teológica. Caducam os floreios metafóricos de cerebrinas filosofias, parciais e estanques, ante a monumental ¨GRANDE SÍNTESE¨ de Pietro Ubaldi. A Verdade estua, integral e penetrante, em torno de nós, arrebatando-nos e incitando-nos a decifrá-la. Os fatos, desde os simples aos transcendentes, empolgam e convencem. A maior surpresa científica contemporânea é a inexistência da matéria, tal como a concebíamos há apenas quarenta anos. Era um ingênuo aglomerado de átomos microscópicos, quais tijolinhos últimos e indivisíveis. Defrontamos hoje, numa partícula qualquer, trilhões de átomos, cada um deles um universo-mirim, poderosa usina de faíscas elétricas, travestida um em sol central, as demais em planetas girando-lhe em torno, sob fantásticas velocidades. A matéria é, portanto, energia condensada.

        Um sábio da estatura de CROOKES assiste e testemunha, em sessões caseiras, delongadas por meses sucessivos, a manifestação, tornada banal, de espíritos manipuladores do ectoplasma, apresentando-se em corpos astrais palpáveis, sensíveis e fotografáveis. Em Belém do Pará a médium ANA PRADO proporciona idênticos fenômenos. Aksakoff, Dellane, Rochas, Bozzano e uma multidão de cientistas, testemunham e atestam a sobrevivência e a comunicação dos espíritos.

        A Doutrina Espírita decorrente de tais fatos, tremendamente verdadeiros, tornou-nos crentes num DEUS uno e indivisível, agindo soberana e automaticamente sobre nós. Nas vidas sucessivas, em múltiplos mundos, deste e de outros universos.

        Caros Cruzados! Somos soldados obedientes à lei dos homens e à Lei Divina. Comemoramos hoje, em plenitude de gala espiritual, o martírio do nosso Patrono, o CAPITÃO MAURÍCIO. Ele e sua legião inteira foram passados a fio de espada por se lhes exigir, a par da obediência militar, a abjuração da crença cristã. Queriam tudo para César, quando ele e seus comandados perseveravam em dar justamente a DEUS o que a DEUS pertence. MAURÍCIO é hoje o Guia glorioso dos Militares Espíritas Brasileiros, plenos de liberdade religiosa, e a quem não mais se exige a abjuração do Ideal Cristão. Apenas se lhes pede, e esse é o nosso apelo – O EVANGELHO do CRISTO; – ostentarem  a crença dignificante do mais alto telhado, jamais ofuscando lhe a luz sob o velador; multiplicarem as boas obras, individuais ou coletivas, porquanto só elas contam no apressamento da ascese para DEUS; – tolerarem bondosamente os camaradas descrentes ou adeptos de cultos externos, pois não se antecipa a madureza do fruto, e todos os caminhos levam a DEUS; – não se limitarem a leituras e prédicas, mas, levando-as logo ao domínio da prática, atirarem-se à tarefa urgente e intransferível da própria reforma moral, como exemplo corajoso e decisivo à transformação definitiva da Humanidade e do Mundo, no limitado campo do Bem!

        Caros Cruzados! Somos soldados obedientes à lei dos homens e a Lei Divina. Comemoramos hoje, em plenitude de gala espiritual, o martírio do nosso Patrono, por se lhes exigir, a par da obediência militar, a abjuração da crença cristã. Queriam tudo para César, quando ele e seus comandados perseveravam em dar justamente a DEUS o que a DEUS pertence.  MARCÍCIO é hoje o Guia glorioso dos Militares Espíritas Brasileiros, plenos de liberdade religiosa, e a quem não mais se exige a abjuração do Ideal Cristão. Apenas se lhes pede, e esse é o nosso apelo – realçarem na estante ou levarem na mochila, o instrumento libertador da alma: O EVANGELHO DO CRISTO; – ostentarem a crença dignificante do mais alto telhado, jamais ofuscando lhe a luz sob o velador; multiplicarem as boas obras, individuais ou coletivas, porquanto só elas contam no apressamento da ascese para DEUS; – tolerarem bondosamente os camaradas descrentes ou adeptos de cultos externos, pois não se antecipa a madureza do fruto, e todos os caminhos levam a DEUS; –  não se limitarem  a leituras e prédicas, mas, levando-as logo ao domínio da prática, atirarem-se à tarefa urgente e intransferível da própria reforma moral, como exemplo corajoso e decisivo à transformação definitiva da Humanidade e do Mundo, no ilimitado campo do Bem!  

        Diletos Companheiros! Lembrai-vos do centurião do EVANGELHO? CRISTO não o desprezou por ser soldado e sujeito a matar ou morrer no cumprimento do dever. Comandante romano, não quis ir a JESUS sem antes mandar-lhe, como intermediários, alguns anciães israelitas, tal era o seu conceito da grandeza do MESTRE JESUS foi-lhe ao encontro para curar-lhe o servo amigo, ouvindo então o assombroso depoimento de fé daquela alma simples e iluminada: – ¨Dize uma palavra e o meu criado ficará bom, pois também eu sou homem sujeito a autoridade e tenho soldados às minhas ordens e digo a um: Vai, ali, e ele vai; e a outro: Vem cá, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz¨. Cônscio dos seus deveres, conhecia-lhes bem o mecanismo de execução, em sua esfera individual de ação. Por isso, mediúnicamente, pode ele intuir a suprema sabedoria e a suprema capacidade do MESTRE na manipulação dos fluídos em sua esfera universal de ação, levando o CRISTO a declarar à multidão: – ¨Eu vos afirmo que, nem mesmo em Israel, achei tamanha fé¨.

        Esta, meus irmãos, é uma Mensagem  de centurião aos seus camaradas. A Fé do romano, proclamada pelo Divino MESTRE, deve ser a fé dos Cruzados, em 1954, na cura dos males tormentosos, mas certamente passageiros, do nosso amado Brasil! Nós militares Espíritas, inspirados nas sublimes lições do EVANGELHO, e capazes de influir corajosamente no organismo vivo das Forças Armadas e da Nação, não só preservaremos nossa Fé, como contribuiremos com entusiasmo, desprendimento e infinito amor, na ultimação das tarefas materiais, no apaziguamento das paixões, na harmonização das classes e na solução das questões sociais, – tudo pelo esclarecimento das almas frente à imposição Divina, eterna e universal da ¨ORDEM E PROGRESSO¨.  

        Que a Paz do Divino MESTRE vos envolva em suaves e benéficas vibrações!

Mensagem elaborada pelo Gen. Roberto Pedro Michelena, Presidente da Terceira Capitania da C.M.E. lida em todos os núcleos na Hora Maurícia (21 horas do dia 22 de dezembro).

Para ver as Mensagens Maurícias anteriores – Clique aqui